O botox, a substância derivada da toxina botulínica, tornou-se um dos tratamentos cosméticos mais populares nos últimos anos.

Em um primeiro momento, o botox foi desenvolvido para tratar condições médicas como os espasmos musculares e distúrbios do movimento, mas com o tempo ganhou reconhecimento por sua capacidade de suavizar rugas e linhas de expressão.

Essa substância poderosa, quando injetada em pequenas quantidades em áreas específicas do rosto, tem o poder de relaxar temporariamente os músculos, resultando em uma aparência mais jovem e renovada.

Apesar de sua crescente aceitação, muitos pacientes ainda se perguntam como funciona o botox e como ele consegue realizar esse efeito rejuvenescedor.

Neste artigo, veremos os mecanismos por trás desta terapia e os segredos que tornam o botox um dos tratamentos estéticos mais procurados do mundo!

Como funciona o botox

Como funciona o botox

O Botox é um nome comercial da toxina botulínica, que é produzida pela bactéria Clostridium botulinum.

Essa bactéria paralisa os músculos da face em alguns pontos estratégicos. Com a aplicação da substância, os músculos da face terminam relaxando e não se contraem.

O botox também não afeta a sensibilidade do rosto ou a função dos músculos. A substância somente atua na contração excessiva, suavizando as linhas de expressão e rugas.

Aplicação do botox em rugas e linhas de expressão

A toxina botulínica é injetada em áreas específicas do rosto, onde as rugas e linhas de expressão são mais pronunciadas. Essas áreas geralmente incluem as regiões da testa, ao redor dos olhos, conhecidos como “pés de galinha” e entre as sobrancelhas.

Ao ser injetado nessas regiões, o botox age bloqueando temporariamente os sinais nervosos que causam a contração muscular, reduzindo a aparência das rugas e linhas de expressão.

Isso ocorre porque a contração muscular exercida ao longo do tempo é uma das principais causas do desenvolvimento dessas marcas no rosto.

Quais são as indicações e contraindicações do botox?

O botox é uma substância amplamente estudada e aplicada para vários tipos de tratamento. Dentro do campo estético, é possível ter resultados com a aplicação de botox em:

Redução de rugas e linhas de expressão facial, como os “pés de galinha” ao redor dos olhos e as rugas na testa.

  • Tratamento de hiperidrose, ou seja, suor excessivo, principalmente nas axilas;
  • Melhora da aparência de sorriso gengival;
  • Correção de assimetrias faciais.

Referente às contraindicações da aplicação do botox, mulheres que estão no período de gestação ou amamentando devem evitar a aplicação de botox.

Pessoas que tenham algum tipo de alergia conhecida à toxina botulínica ou a qualquer componente da fórmula também devem evitar o uso da substância.

Outros casos de contraindicações são:

  • Infecção ou inflamação na área a ser tratada;
  • Doenças neuromusculares, como miastenia grave;
  • Uso de certos medicamentos, como relaxantes musculares;
  • Histórico de reações adversas graves ao botox em tratamentos anteriores.

Conclusão

Como você pôde ler, a aplicação e o uso de botox é seguro, além de ser uma opção eficaz na redução de rugas e linhas de expressão facial.

Ao bloquear temporariamente os sinais nervosos responsáveis pela contração muscular, o botox oferece uma aparência mais suave à pele.

Para saber se o botox é adequado ao seu caso específico, recomendamos que você faça sua consulta aqui na clínica estética em BH Luisa Carvalho para que possamos avaliar seu caso e discutir as melhores técnicas para você!